Imobiliária Casa Gaúcha

Como a queda da Selic ajuda a comprar seu imóvel

Com certeza você já ouviu muito falar da taxa Selic, mas você sabe o que ela realmente significa para o seu bolso? E como a taxa Selic afeta a compra do seu imóvel?  

Hoje, com essa taxa cada vez mais baixa, é o momento certo para você adquirir o seu imóvel. Além disso, políticas de financiamento habitacional que vêm sendo adotadas no País, incentivam essa compra. 

Entenda como isso funciona neste artigo!


Como funcionaSelic significa Sistema Especial de Liquidação e de Custódia. Ela é a taxa básica de juros da economia brasileira, que é definida pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom). 

Os juros são uma das ferramentas usadas para o controle da inflação, ou seja, do aumento contínuo dos preços em geral na economia. 

Então, quando a inflação está alta, o Banco Central aumenta a taxa básica de juros para diminuir o consumo e forçar a baixa dos preços. Assim, com a alta da Selic, todos os títulos atrelados a ela e, consequentemente, os custos dos bancos também aumentam.

Porém, quando a inflação está baixa, o Copom diminui os juros para estimular o consumo. Desta forma, o custos dos bancos diminuem e isso reflete nos preços dos produtos que estas instituições oferecem.


Selic e o financiamento de imóveisPara os bancos, a Selic representa o quanto irá custar levantar dinheiro para conceder empréstimos e financiamentos.  

Assim, com a baixa desta taxa, os custos para os bancos diminuem, o que permite que os juros de empréstimos e financiamentos também diminuam. 

Aí está a maior vantagem para quem quer comprar um imóvel, já que o financiamento de imóveis também é afetado por essa conta. Isso também vale para outros tipos de financiamento, como o de automóveis. 

Mas lembre-se: a Selic não representa o percentual de juros que você paga pelo seu financiamento, apenas uma parte dele. Outros valores são incluídos no seu financiamento, como a taxa de risco, impostos e o lucro.  

Porém, isso não diminui as vantagens da baixa da Selic, uma vez que ela é a referência para as demais taxas. 


Como está a Selic hoje

Atualmente (Julho de 2020), a Selic está em 1,80% com meta anual de 2,25%, a menor taxa da história. Para você ter uma ideia, há alguns anos, a taxa Selic estava a 10%. Além disso, a expectativa é de que ela caia ainda mais, devido ao cenário econômico internacional.  

A atual política de financiamento habitacional também facilita a vida de quem quer realizar o sonho do imóvel próprio. Instituições financeiras oferecem financiamentos com juros cada vez menores que variam de acordo com a faixa de renda do consumidor.

Ou seja: esse é um bom momento para financiar seu tão sonhado imóvel, ainda mais considerando a valorização do mesmo a longo prazo.



Fonte: perplan.com.br

Compartilhe: